Economia Circular
Reduzir, Reciclar, Reutilizar.
Estes princípios estão intrinsecamente ligados à ideia de um ciclo sustentável de produção e consumo. Ao reduzirmos o desperdício, reciclarmos materiais, reutilizarmos recursos e adotarmos práticas circulares, estamos a promover uma abordagem holística para a gestão dos nossos recursos naturais.
A Economia Circular propõe um modelo onde os resíduos são vistos como recursos, incentivando a reutilização, remanufatura e reciclagem. Este conceito desafia-nos a repensar a forma como produzimos, consumimos e descartamos, visando um sistema mais eficiente, sustentável e resiliente.
Na UNICOR utilizamos um modelo de economia circular que reutiliza todos os subprodutos de cortiça provenientes das nossas linhas de produção. É feito o reaproveitamento dos desperdícios de cilindros e blocos, assim como rolhas que não seguem as conformidades, que voltam a entrar na nossa linha de moagem dedicada. O pó de cortiça proveniente das linhas de moagem é também utilizado para alimentar o gerador e fornecer energia para toda a produção, em conjunto com os nossos painéis solares.

Na UNICOR, investimos continuamente num modelo de produção industrial mais sustentável.
A implementação de painéis fotovoltaicos na cobertura das nossas instalações representou um passo crucial rumo à eficiência energética.
Estes foram propositadamente instalados de forma intercalada, permitindo a entrada de luz natural na fábrica.
Ao produzir, de forma limpa, mais de 25% da energia de que necessitamos, estamos a contribuir ativamente para um mundo mais verde, mais sustentável e mais próspero.
Promover a economia circular é crucial para atender às necessidades da sociedade dentro dos limites ambientais do planeta.